Eu na estrada da vida
1. Introdução
Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante.
Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas.
São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.
Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior freqüência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio (O), o nitrogênio (N) e o hidrogênio (H). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), pósforo (P), enxofre (S), entre outros.
Apesar de existirem inúmeras maneiras desses elementos combinarem-se para a formação das substâncias inorgânicas e orgânicas, alguns tipos de substâncias existem em maior quantidade nos seres vivos.
Desempenham um papel fundamental na vida dos animais e das plantas como fonte de energia e unidades estruturais dentro das células.
4.2.1 Carboidratos Conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios; Representam cerca de 1% do total da composição celular, sendo mais abundantes nos vegetais; São formados por átomos de C, H, O e, algumas vezes, se associam a outras substâncias como proteínas (glicoproteínas); Os animais obtêm os carboidratos pela ingestão de alimentos ricos nesses compostos, como os vegetais. Funções: Primeira fonte de energia; Estrutural (celulose e quitina). Classificação: são classificados pelo número de monômeros que os constituem. Monossacarídeos: apresentam estrutura simples, possuindo uma fórmula geral Cn(H2O)n em que “n” pode variar de 3 a 7.