SUBSTANCIAS DOS ALIMENTOS
O presente trabalho teve como base, analisar embalagem e rótulos de 25 produtos consumidos no dia a dia, dentre eles, uma embalagem de um derivado de carne, uma embalagem de um derivado de laticínio, uma de bala e uma de tempero. Mais especificamente, analisar alguns aspectos como: ingredientes, informações nutricionais, informações de SAC, aditivos químicos, impacto visual das embalagens, cores e tamanho de letras, modo de preparo, termos desconhecidos do vocabulário do dia a dia. Foram todas analisadas minuciosamente desde sua aparência até seus ingredientes.
Foi realizada uma análise crítica dos dados analisados, tendo como objetivo verificar detalhes dos produtos, tendo uma visão crítica mais aprimorada, no sentido de pontos negativos e positivos das embalagens e informações contidas nos mesmos, constatando se atendem as necessidades dos consumidores.
É objetivos deste trabalho, ampliar conhecimentos necessários e fundamentais sobre os alimentos consumidos nos hábitos diários; conscientizar-se sobre a importância de uma alimentação saudável para consequentemente uma vida saudável; habilidades, informações e preparo para transmitir tais conhecimentos adquiridos aos alunos.
ANÁLISE DOS PRODUTOS
Todos os 25 produtos coletados são diferentes em sua forma, tamanho, cores. As embalagens são bem chamativas, pois isso leva o consumidor a ter o desejo de comprar visto em uma revista o chefe de uma empresa diz: ”A embalagem precisa, sim, chamar a atenção, pois assim o consumidor se interessa mais”, está frase já diz estão preocupados em vender se a embalagem chamar atenção o consumidor compra. Nas embalagens coletadas todas contêm informações escritas visuais acessíveis a todos, mas, porém com letras pequenas onde o consumidor não consegue ler.O SAC em 21 produtos contém e quatroprodutos não.
Dos 25 produtos apenas 1 deles não contém os ingredientes, é de extrema importância ter essa informação principalmente para pessoas alérgicas