Aditivos Alimentares
Dentre os ingredientes utilizados na fabricação ou preparo de um alimento encontram-se substâncias colocadas intencionalmente nos alimentos com um fim tecnológico especifico que são definidas como aditivos alimentar e coadjuvante de tecnologia de fabricação. Entre os objetivos destes materiais pode-se destacar a prevenção da deterioração ou decomposição dos alimentos.
Os Aditivos não intencionais são produtos químicos que de alguma maneira ficam agregados ao alimento durante a produção, processamento ou empacotamento. Alguns exemplos são:
- Resíduos de agrotóxicos (pesticidas, fungicidas e herbicidas) em frutas e vegetais;
- Resíduos de detergentes utilizados na lavagem dos alimentos;
- Resíduos de detergentes usados em utensílios e equipamentos.
Este conjunto de componentes inclui também contaminantes como qualquer substância indesejável presente no alimento como resultado das operações efetuadas no cultivo de vegetais, na criação de animais, nos tratamentos zoo ou fitossanitários, ou como resultado de contaminação ambiental ou de equipamentos utilizados na elaboração e/ou conservação do alimento.
Aditivo Alimentar: é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, diferentes do alimento original, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.
Coadjuvante de Tecnologia de Fabricação: é toda substância, que não se consome por si só como ingrediente alimentar e que se emprega intencionalmente na elaboração de matérias-primas, alimentos ou seus ingredientes, para obter uma finalidade tecnológica durante o tratamento ou fabricação. Devendo