321174560191
3451 palavras
14 páginas
Formação de CooperativaProfessora: Railane Letícia Almeida
Aluno(a): Cletia Aparecida dos Santos
Formação de Cooperativa oportuniza qualificação para pessoas de baixa renda.
Como formar uma cooperativa
Para constituir uma cooperativa popular é fundamental que todos aqueles que desejam integrar esta sociedade tenham os mesmos objetivos, tenham clareza dos passos a serem dados e se identifiquem com os valores e princípios do cooperativismo e do Cooperativismo Popular.
É importante que todos participem de todas as etapas da constituição da Cooperativa. Mais do que a legalização de uma empresa ou a organização de um trabalho, a constituição de uma cooperativa é a construção de uma sociedade de pessoas com objetivos comuns. Apenas a participação de todos faz com que ela exista. É necessário que a cooperativa, por meio de seu estatuto, reflita o grupo e cada pessoa individualmente. Por isso, antes de formar uma cooperativa, discuta bem com o grupo e faça do processo de formação da cooperativa um exercício democrático de construção do coletivo. Este aprendizado vai ser útil para toda a vida da cooperativa.
Para orientar os grupos que desejam formar cooperativas, vamos apresentar aqui um passo a passo do processo de formação:
1º Passo: Formação e construção da identidade do grupo
Inicialmente, é necessário reunir todas as pessoas interessadas em formar a cooperativa. De acordo com o artigo 1.094, inciso II, da Lei 10.406 de 10/01/2002 (Novo Código Civil), o qual alterou a lei 5.764/71 (a lei do Cooperativismo), que exigia um número mínimo de 20 pessoas para formar uma cooperativa, um empreendimento dessa natureza pode ser formado pelo número mínimo de integrantes necessário para compor a sua administração e órgãos obrigatórios. Confrontando as normas exigidas pela lei 5.764/71 com esse novo dispositivo legal, pode-se dizer que o número mínimo de 14 (quatorze) cooperados possibilita a instituição de uma