SUBSTANCIAS TÓXICAS NATURAIS EM ALIMENTOS
NATURAIS EM ALIMENTOS
Vários alimentos consumidos regularmente contém diversas substâncias químicas consideradas tóxicas algumas podem ser letais se ingeridas em quantidade apropriada, outras interferem na digestibilidade, absorção ou utilização de nutrientes, afetando a qualidade nutricional do alimento.
Vegetais
Oriunda dos processos biossintéticos: produtos de síntese da própria planta ou metabólitos de origem microbiana
Alimentos
Resultado de métodos tradicionais de cozimento e/ou preservação sendo seus efeitos biológicos diversos e complexos.
A toxicidade dessas substâncias é determinada não somente por suas propriedades química e biológica mas também pelo nível de exposição e duração aqui o indivíduo é submetido.
O homem aprendeu com decorrer do tempo a evitar certos tipos de plantas e animais e consumi-los em determinado estádio de desenvolvimento ou quando preparados adequadamente.
São proteínas de baixo peso molecular(8000 a 10000) encontradas em feijão, ervilha, lentilhas, amendoim, milho, arroz, soja, batata e clara de ovo.
Inibem enzimas proteolíticas( tripsina e quimiotripsina) A interação desses inibidores com as proteases é de tal forma que as tornam indisponíveis para realizarem suas funções digestivas de hidrolisar as proteínas.
Proteína
torna-se nutricionalmente indisponível.
São compostos químicos que liberam o acido cianídrico (HCN) após a ação de certas enzimas.
Os cianogênicos estão presente em alguns vegetais utilizados na alimentação humana, especialmente na mandioca. Os compostos cianogenicos por si sós não são tóxicos.
Linamarina encontrada na mandioca
HCN
O descascamento da mandioca, seguido de um intervalo de tempo em agua, permite a degradação da linamarina, e o HCN produzido é liberado da raiz, permitindo seu uso como alimento.
A autólise da linamarina não ocorre quando a mandioca é aquecida