Fichamento
2. A ERA DA REOGANIZAÇÕES E AS ORIGENS DA URBANISTICA MODERNA.
1. As reformas políticas e as primeiras leis urbanísticas
No século XIX, foi uma época de diversos acontecimentos políticos marcantes, como a Revolução de Julho na França, sendo que num intervalo de dois anos na Europa, o sistema político foi abalado. Outro acontecimento foi a independência da Bélgica (1830), que se revoltaram sobre o poder estabelecido e com a vitória cria um novo Estado, com uma Constituição mais liberal que a da França. Houve também os movimentos poloneses e italianos (1831), onde a ordem antiga podia ser restabelecida. Por fim, a Reforma da Constituição Inglesa (1832), conseqüência de um compromisso parlamentar, na Inglaterra sobe ao poder o partido do whigs, que dá principio a reformas no complexo estatal.
As conseqüências políticas da Revolução Industrial também estiveram presentes no território Inglês, mudando a distribuição dos habitantes. A Inglaterra no século XVIII, era basicamente rural, ou seja, a partir da Revolução Industrial por volta de 1830, os locais onde se encontravam as industrias, se tornaram centros de aglomeração humana e a população urbana já se igualava a população rural.
R.Arkwrigth foi quem descobriu como aplicar a energia hidráulica a fiação, aprimorando durante os anos.
Concluindo, este capitulo trata-se das mudanças urbanísticas que aconteceram na época. Abordando as reformas políticas e economia, que tem o plano de organizar o ambiente e deixar mais favorável para o ser humano.
Fichamento 2: pag. 91 à 128.
3. HAUSSMANN E O PLANO DE PARIS
1. Os motivos do ordenamento de Paris
Fichamento 3: pág. 233 à 263
8. A ESCOLA DE CHICAGO E A VANGUARDA AMERICANA