meu trabalho
A boa alimentação é uma das premissas para uma vida saudável. E o inverso disso pode ter como resultado vários problemas. Mais do que acertar na escolha, é preciso também saber preparar os alimentos de maneira saudável e com muita higiene.
Consumir alimentos mal lavados e mal conservados pode causar intoxicação alimentar – conhecida também como gastroenterocolite aguda –, devido à presença de microrganismos (bactérias ou vírus, por exemplo), substâncias químicas ou tóxicas na comida.
"As principais causas da transmissão dessas substâncias para os alimentos são: falta de higiene e manuseio e armazenamento incorretos, além do tempo de exposição"
Acerte no preparo e no armazenamento
Um dos principais vilões para esse quadro são os alimentos contaminados dentro da própria casa. Isso ocorre quando alguns cuidados não são tomados. Confira algumas dicas.
• Lave bem as mãos antes de mexer nos alimentos, para prevenir contaminações.
• Cozinhe bem os alimentos – em particular aves, carnes e leite não pasteurizado.
• Consuma imediatamente os alimentos cozidos. Caso sobre, guarde-os em recipiente tampado na geladeira.
• Reaqueça bem o alimento cozido se for consumi-lo em outro horário.
• Selecione e lave em água corrente: frutas, verduras e leguminosas.
Intoxicação pelo alcool
O que ocorre com um organismo em overdose?
O fígado é o órgão responsável por metabolizar (eliminar) as substâncias químicas ingeridas pelo corpo e converter essas substâncias em novos compostos, mais simples e menos tóxicos ao nosso organismo. Entretanto, quando ocorre o alto consumo dessas substâncias químicas, como drogas e álcool, o fígado não consegue eliminar esses compostos na mesma velocidade em que são ingeridos, causando intoxicação do organismo. Quando a intoxicação é severa, como nos casos de overdose, pode ocorrer depressão do sistema nervoso central e parada cardiorrespiratória, ou seja, o coração e os pulmões param de funcionar, levando o indivíduo à