umectantes
As substâncias que evitam a perda da umidade dos alimentos são denominados umectantes, que são formados por compostos que possuem moléculas hidrofílicas e são identificados pelo código U.
A glicerina é uma substância hidrofílica comestível muito importante; que é utilizada nas Indústrias de Alimentos: como Panetones, Bolachas, Chocolates, em Doces com recheios e Carnes em conserva.
Uma ocorrência bastante comum é que os umectantes ao proteger os alimentos também facilitam a dissolução de substâncias secas.
Ao contrário dos Antiumectantes, estes possuem propriedades higroscópicas; ajudando a controlar as presenças de micróbios ao diminuir a atividade de água do alimento.
Uma das funções das substâncias umectantes é a captura da umidade do ar em ambientes úmidos, em que existem alimentos armazenados, evitando assim o seu ressecamento e possível solidificação.
Alguns umectantes, podem trazer danos à saúde como no caso do Dioetil (UIII) = Sulfonato de Sódio, que causam distúrbios gatrointestinais e também afetam a circulação pulmonar
Funções de aditivos alimentares
A listagem a seguir enumera todo tipo de aditivo permitido em legislação, assim como sua definição.
1. Agente de Massa: substância que proporciona o aumento de volume e/ou da massa dos alimentos, sem contribuir significantemente para o valor energético do alimento.
2. Antiespumante: substância que previne ou reduz a formação de espuma.
3. Antiumectante: substância capaz de reduzir as características higroscópicas dos alimentos e diminuir a tendência de adesão, umas às outras, das partículas individuais.
4. Antioxidante: substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento.
5. Corante: substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.
6. Conservador: substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.
7. Edulcorante: substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.