emolientes
CURITIBA
2014
JULIANA BARBOSA
KELLIN DOS SANTOS
EMOLIENTES E UMECTANTES
Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Química, primeiro semestre de 2014 da Universidade Tuiuti do Paraná.
Orientador: Prof. Carlos Delay.
CURITIBA
2014
1 INTRODUÇÃO
Atualmente forças ambientais estão causando o envelhecimento precoce na pele humana, tanto pela radiação ultravioleta, ozônio e varios compostos químicos tóxicos, assim como fatores relacionados a idade.
Os emolientes ajudam a manter a maciez, a suavidade e a aparência flexível da pele. Tendo como função de aderir na supérficie da pele reduzindo a descamação e melhorando sua aparência.
Os umectantes são substâncias que são usadas para retardar a perda de umidade de um produto durante seu uso e aumentar a umidade contida na porção em contato com a pele.
2 UMECTANTES
Os umectantes são formados por compostos que possuem moléculas hidrofilícas, como é o caso das substâncias orgânicas, formados pelo grupamento hidroxila. O umectante é uma substância higroscópica, que absorve a umidade do ar. Os umectantes também são muito utilizados em cosméticos, um dos mais conhecidos é a Glicerina; os umectantes ajudam a pele a manter a sua umidade natural, a maioria dos agentes umectantes é encontrada em cremes hidratantes, loções, tônicos, xampus, condicionadores, tônicos capilares, cremes para cabelos, protetores solares, entre outros, usados para manter a pele e cabelos hidratados.
Os hidratantes que pertencem ao grupo dos umectantes são considerados pelos médicos os hidratantes “ativos” justamente pelo fato de as suas substâncias atraírem água para a pele. São os hidratantes compostos principalmente por uréia, glicerina