reme nivea
A origem da creme nívea inicia-se com uma descoberta feita pelo químico Isaac Lifschutz, que após décadas de intensa investigação, conseguiu criar o primeiro agente emoliente baseado na cera retirada da lã de ovelha (lanolina) e que permitia que o óleo e a água fossem misturados e permanecessem juntos. Até esta altura os produtos cosméticos eram feitos com base em gorduras vegetais e animais, o que provocava a sua rápida decomposição. Tendo noção que o que havia descoberto teria um enorme potencial a nível da cosmética, Lifschutz deu-lhe o nome de ”Eucerite” (cera da beleza).
Decorria o ano de 1911 o quando o Dr. Oskar Troplowitz, proprietário da farmácia Beiersdorf, situada na cidade de Hamburgo, Alemanha, decidiu juntar-se a Isaac Lifschutz e ao dermatologista Paul Gerson Unna, para os três criarem um creme hidratante com base no agente emoliente que Lifschutz havia inventado.
Após diversas tentativas chegaram à fórmula que consideraram ideal e que consistia em óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios. O resultado foi um creme sedoso e branco.
Foi comercializado no mercado baptizado como Nivea, proveniente do termo latino “niveum ut nivius” que significa “braO famoso creme Nivea foi o primeiro creme hidratante do mundo. Desde sempre foi associado à saúde e beleza da pele, principalmente pelo sector feminino da sociedade.
A origem da creme nívea inicia-se com uma descoberta feita pelo químico Isaac Lifschutz, que após décadas de intensa investigação, conseguiu criar o primeiro agente emoliente baseado na cera retirada da lã de ovelha (lanolina) e que permitia que o óleo e a água fossem misturados e permanecessem juntos. Até esta altura os produtos cosméticos eram feitos com base em gorduras vegetais e animais, o que provocava a sua rápida decomposição.