subsistemas
A gestão por competências , é formada por subsistemas para compreender quais são as competências que podem ser desenvolvidas junto ao quadro de funcionários internos. Dando orientações para planejar, captar, desenvolver e avaliar, individual ou o grupo dentro da organização, buscando alcançar as competências necessárias para alcançar seus objetivos. Compreendendo quais são as competências organizacionais que podem ser desenvolvidas junto ao quadro de funcionários.
Os subsistemas se dividem em:
• Mapeamento e descrição de competências.
• Mensuração de competências.
• Remuneração por competências.
• Seleção por competências;
• Desenvolvimento de competências.
• Avaliação de desempenho por competências.
• Plano de desenvolvimento por competências.
Mapeamento e descrição de competências:
O mapeamento de competências envolve diretamente a gestão dos Recursos Humanos da organização. O setor de Recursos Humanos atualmente está preocupado em ter uma visão mais estratégica, onde os questionamentos começam a ter um novo aspecto. Para ajudar a responder todas essas questões, o setor de Recursos Humanos, hoje em dia, pode contar com uma ferramenta chamada mapeamento de competências.
O mapeamento de competências é a base de toda a Gestão por Competências.O mapeamento se dá pela descrição das competências, e se divide em duas importantes metodologias de competências no trabalho:
- Os recursos da competência, que são os conhecimentos, habilidades e atitudes, que formam a imagem do profissional, no desenvolvimento de certas tarefas apresentadas no trabalho.
- Referências de desempenho, onde o profissional aparenta ter certa habilidade, porém não a coloca em prática, por se sentir acuado pela observação imposta no trabalho.
A partir do mapeamento, a gestão do conhecimento torna-se possível, utilizando-se meios tradicionais (seminários, palestras, comunidades de práticas) e ferramentas de TI (comunidades virtuais, chats,