Ambiental
EMBALAGEM LONGA VIDA: PROCESSO DE RECICLAGEM E OBTENÇÃO DE UM NOVO PRODUTO
ANDERSON JUSTINO DE OLIVEIRA
DAYANA BATISTA
MARIANE FERREIRA DE SOUZA
SIMONE DO NASCIMENTO
IGLE PEQUENO
RESUMO
A embalagem Longa Vida utilizada no envasamento de produtos líquidos ou pastosos, que necessitam de eficiência em conservação foi uma inovação para vários produtos que dependiam da refrigeração para conservar os seus produtos nos supermercados. Com isto o descarte desta embalagem está se tornando cada vez maior, aumentando a necessidade de busca de uma alternativa para minimizar os impactos que estas embalagens podem causar na natureza.
Este artigo tem como objetivo demonstrar o processo de reciclagem das embalagens longa vida e a transformação do resíduo em produto, com auxílio da logística reversa. Pode-se concluir que a transformação dos resíduos em telhas provenientes da reciclagem de embalagem longa vida, podem ser perfeitamente utilizadas com as mesmas aplicações das telhas convencionais e assim sendo uma alternativa sustentável e rentável para o resíduo.
Palavras-Chave: Meio Ambiente, Reciclagem, Embalagem longa vida.
1 INTRODUÇÃO
A embalagem Longa Vida utilizada no envasamento de produtos líquidos ou pastosos, que necessitam de eficiência em conservação foi uma inovação para vários produtos que dependiam da refrigeração para conservar os seus produtos nos supermercados.
Atualmente estas embalagens estão presentes em mais de 165 países e sendo uma das embalagens mais utilizadas no mundo. Este enorme consumo se verifica por meio dos imensos depósitos ou aterros das grandes cidades que há uma grande e desordenada demanda para dar-se o destino final. Com isto, questiona-se no contexto atual há alternativas para minimizar este impacto causado por este resíduo no meio ambiente?
No Brasil, a geração média de lixo por habitante no Brasil é de 0,5 kg a 1 kg por dia variando conforme região. (DAMAS, 2008).
Tendo em consideração que