subsistema
O conceito tem como informações constantes o sistema contábil que deve compor o orçamento. A Contabilidade Geral soma-se no orçamento, e o subsistema ele trabalha em três módulos: Informações contábeis do passado, informações do presente e informações do futuro.
O subsistema de orçamento tem os seguintes objetivos:
Executar o plano orçamentário da empresa; orçar o que deve acontecer
Administrar as responsabilidades e a integração das informações;
Efetuar o controle orçamentário.
O sistema orçamentário fornece os seguintes relatórios:
Orçamento geral da empresa,
Orçamento original e orçamento ajustado;
Orçamento consolidado;
Orçamento por divisões ou unidades de negocio;
Relatórios de controle orçamentário (real x orçado e analise das variações).
As facilidades criadas pelo o subsistema do orçamento podem permitir que através de um controle, tenha cortes de despesas que ocupa os orçamentos e assim gera um aviso ao gestor, pela qual libera uma verba adicional para a despesa apresentada ou pode barrá-la, mostrando assim uma responsabilidade, administração de projetos dentro da área de orçamento.
Dentro do orçamento temos informações para formação do subsistema como o custo – padrão e analise de preços de venda, planejamento, simulação de resultados, e as avaliações de projetos e investimentos, tudo integrado na área de orçamento.
No subsistema de orçamentos, as empresas precisam de informações, em diversas áreas como, por exemplo: estudo de capacidade e logística, orçamento de materiais, orçamento de mão-de-obra, orçamento de despesas gerais, orçamento de produção, orçamento de caixa, orçamento de investimentos e o mais importante o orçamento de vendas, pois estão todos relacionados com ele.
PLANO ESTRATÉGICO
Para a visão de uma empresa de referencia municipal, tem como qualidade e inovação a prestação de serviços, e tem como missão oferecer soluções inteligentes para produtos inovados e de qualidades.
Segundo Degen (1989)