subsistema de manutenção de RH
Toda organização necessita de recursos para sua sobrevivência, tais como: recursos tecnológicos, estrutura física, organização financeira e recursos humanos. Considerando estes fatores, podemos citar os recursos humanos como fator primordial para sua existência, sem estes, não haverá movimentação financeira ou utilização de quaisquer outros recursos.
Conhecendo a importância dos Recursos Humanos este artigo trás diversos aspectos a serem considerados para mantê-los por um período satisfatório na organização, considerando não somente indicadores salariais, mas também fatores motivacionais, de desempenho, administração, etc.
2. Referencial Teórico
2. 1. Administração de recursos
A administração visa entender os objetivos da organização e transformá-los em uma ação. De acordo com Hamptom (1992) esse processo é composto por: planejar, organizar, comandar e controlar. Para atender esses objetivos deve dispor de recursos humanos, financeiros, materiais, mercadológicos, técnicos e administrativos.
Aqui trataremos sobre o fator que é aspecto inicial para a movimentação dos demais: os recursos humanos.
A Administração de recursos humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas as pessoas no meio de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativos das organizações, seu potencial humano, assim como os resultados das organizações.
(...) Visa compreender as pessoas que trabalham nas organizações, a fim de aprimorá-los continuamente, enquanto principal ativo das organizações. (LUZ, 2008, p. 7)
O sucesso de qualquer negócio depende da “qualidade” dos seus recursos, por essa razão é necessário mantê-los.
2.2. Motivação
Segundo Martins (1995) para o funcionário, a motivação é fator gerador de satisfação. Para o empregador, representa desempenho de qualidade. Motivação é um conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano ou de outros animais para realização de um