ficha de leitura NOSFERATU
Nome: Patrícia de Sousa Ferreira Turma: M3 / Segunda/ Noturno
Nome da peça: Nosferatu
Época e nacionalidade do texto: (Contexto histórico)
O texto é de origem Alemã. Baseado em “Drácula”, de Bram Stoker (1897), originalmente, o título de Nosferatu seria "Drácula", assim como o livro em que foi inspirado. Porém, como o próprio autor não autorizou o uso do nome.
O mundo acabara de sair da 1º Guerra mundial, e a Alemanha estava passando por péssimas situações econômicas, tiveram uma crise apelidada de “A hiperinflação Alemã” que durou de 1914 – 1923, onde moedas como o dólar estava valendo 42 trilhões de marcos alemães. Imediatamente após a guerra, o governo alemão, sob a liderança do Partido Socialista, iniciou uma política de pesados gastos com saúde, educação e assistencialismo.
Segundo Arendit Nosferatu é a “banalização do mal”, ele consegue ser a expressão em imagem da essência do Mal. Como diz a abertura do filme, “Nosferatu é a palavra que se parece com o som do pássaro da morte da meia-noite”.
“Nosferatu” estreou originalmente no dia 4 de Março de 1922, pouco tempo depois do final da I Guerra Mundial e pouco tempo antes da ascensão do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (mais conhecido como Partido Nazi) na Alemanha, dois eventos que tiveram clara influência na história mundial e que vão influenciar em larga medida “Nosferatu”.
Autor: (Nome, nascimento e morte):
Autor de Drácula: Bram Stoker nasceu no ano de 1847 e morreu em 1912, seus filmes foram herdados por sua esposa que não liberou os direitos autorais para o filme.
Diretor do Filme: Nascido Friedrich Wilhelm Plumpe, F.W. Murnau nasceu no ano de 1879 e morreu em 1931.
Personagens: conflitos, objetivos e personalidade de cada um:
Nosferatu - O Conde Orlock, é, em si, uma figura estranha, personagem principal é a personificação do mal de um mundo das trevas, perdido no passado de uma terra distante no caso a