Subsistema de aplicação de recursos humanos
Vimos que a provisão cuida do processo de obter pessoas no mercado de trabalho que são necessárias para a organização através dos procedimentos de planejamento, recrutamento e seleção.
A aplicação envolvem os primeiros passos na integração dos novos membros selecionados pela provisão, o desenho de cargo a ser desempenhado, análise de cargos e a avaliação do desempenho no cargo, antes de aplicar os novos escolhidos em seus cargos as organizações procuram integrar as pessoas em seu contexto, climatizando-as e condicionando-as através de cerimoniais de iniciação e de aculturamento das práticas e filosofias da organização assim o integrando a organização e o desprendendo de antigos hábitos do recém chegado, mostrando ao participante como ele poderá colaborar com a organização e induzindo a adaptação do comportamento do individuo a suas necessidades e objetivos da organização.
Todo esse processo entra muitas vezes em conflito com as tentativas de socialização pois trata-se de um processo bilateral onde ambas as partes procuram influenciar e adaptar a outra as suas conveniências e propósitos, este processo também é reciproco pois cada parte atua sobre a outra.
Métodos para promover socialização
Existem vários meios para promover a socialização de membros novos e antigos em algumas organizações como a Faculdade que tem meios mais contundentes de socialização como o “trote” de calouros, já nas empresas a socialização organizacional visa à criação de um ambiente de trabalho receptivo e favorável durante o período inicial do emprego e que envolve uma variedade de métodos.
Existem cinco métodos mais utilizados:
a) Planejamento: É feito antes mesmo do candidato ser aprovado neste método o candidato obtém informação e senti como funciona a organização e como se comportam as pessoas que nela convivem. b) Tarefas: Pode ser passado ao novo membro tarefas mais desafiadoras para fazer com ele alcance objetivos