SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
1446 palavras
6 páginas
Diferentemente do que era aceiro do decorrer da Era Industrial – quando o sucesso das organizações era baseado em seus recursos físicos e financeiros -, na Era do Conhecimento a base da excelência organizacional passou a ser o elemento humano. A globalização, o desenvolvimento tecnológico e a mudança e transformação da sociedade faze com que a capacidade de sobrevivência e excelência das organizações passe cada vez mais a depender forte e diretamente das habilidades e competências das pessoas que nela trabalham. O segredo das organizações bem-sucedidas é saber agregar valores humanos e integrá-los e alinhá-los em suas atividades. A administração de recursos humanos (ARH) constitui uma área extremamente sensível a três aspectos organizacionais: a estrutura organizacional escolhida, a cultura organizacional dominante e o estilo de gestão adotado. Por isso, ela é contingencial e situacional. O mais importante, porém, é que a ARH está também passando por grandes mudanças e inovações. As palavras de ordem passaram a ser produtividade, qualidade e competitividade. As pessoas deixam de ser um mero recurso organizacional para se tornar parceiro principal do negócio. A Era da informação colocou o conhecimento como o mais importante recurso organizacional: uma riqueza intangível, invisível, mas fundamental para o sucesso das organizações.
OS SUBSISTEMAS DA ARH A administração de Recursos humanos (ARH) deve ser abordada como um sistema integrado. Nessa abordagem sistêmica, a ARH é um sistema composto de cinco subsistemas básicos:
- Provisão, Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento e Monitoração. Os cinco subsistemas relacionados com atrair, aplicar, reter, desenvolver e monitorar talentos estão intimamente relacionados entre si e fazem parte de um sistema maior: a ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (ARH). Na verdade, os cinco subsistemas formam um processo global e dinâmico por meio do qual as pessoas são captadas e atraídas, aplicadas em suas tarefas, mantidas na