Subsistemas de RH
Gestão de Pessoas
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Baseia-se em 3 aspectos fundamentais:
- As pessoas como seres humanos: cada pessoa possui personalidade própria e única, conhecimentos, habilidades e competências. A gestão de pessoas considera as pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.
- As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: as pessoas são elementos que impulsionam a organização, agregando inteligência e talento para sua constante renovação. Com as pessoas impulsionando, a organização torna-se dinâmica.
- As pessoas como parceiros da organização: para conduzi-la à excelência e sucesso. As pessoas como parceiras, investem na organização na expectativa de obter retornos. Na medida que o retorno é bom, a tendência é a manutenção do investimento.
Subsistemas de RH
O termo sistema é definido como o conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência (SANDRONI, 1996). Nos subsistemas, tem-se um conjunto menor de partes que, no caso específico, formam Administração de Recursos Humanos (ARH) – que é um sistema integrado.
O sistema de ARH tem, por meio de seus cinco subsistemas, as ações de atrair, aplicar, reter, desenvolver e monitorar talentos. Seus subsistemas são:
1. Subsistema de provisão de recursos humanos;
2. Subsistema de aplicação de recursos humanos;
3. Subsistema de manutenção de recursos humanos;
4. Subsistema de desenvolvimento de recursos humanos: - Treinamento e desenvolvimento de pessoal; e - Desenvolvimento organizacional;
5. Subsistema de monitoração de recursos humanos.
Os cinco subsistemas têm assuntos distintos e interligados, cujo resultado global aumenta desde que estes (subsistemas)