subjetividade
Social
Subjetividade
BOCK, Ana Mercês Bahia.
Aventura do barão de munchhausen na psicologia/Ana mercês Bahia Bock- São Paulo EDUC: Cortez editora, 1999(pp23,34) Primeiro capítulo
BOCK, Ana Mercês Bahia.
Aventura do barão de munchhausen na psicologia/Ana mercês Bahia Bock- São Paulo EDUC: Cortez editora, 1999(pp 35,51) Segundo capítulo.
“Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência “(MARX e ENGELS,1980,p.26 apud Bock,1999,p.23)
1-Não existe natureza humana
2- Existem condição humana
3- O homem é um ser ativo, sócio e histórico.
4- O homem é criado pelo homem
5- O homem concreto é objeto da psicologia (BOCK, 1999, p.23)
Não existe natureza humana, isso significa também que não existe no homem uma natureza animal. A qual se acrescentaria uma personalidade social propriamente humana (BOCK, 1999, p.25).
A ideia de natureza humana tem um caráter ideológico, pois camufla a determinação social do homem. O home é pensado de forma descolada de sua realidade social, realidade essa que o constitui e lhe da sentido. (BOCK, 1999, p.25)
Ideologia é um conceito complexo e cheio de significados. O termo no seu sentido marxista, ideologia para Marx é um termo critico, que implica ilusão e mistificação da realidade. (BOCK, 1999, p.25)
A ideologia, segundo Chauí, é resultado da divisão social do trabalho que separa irremediavelmente trabalho manual e intelectual. (BOCK, 1999, p.26)
A ação do homem sobre a realidade, que ocorre necessariamente em sociedade, é um processo histórico. A uma ação de transformação da natureza, que leva a transformação do próprio homem. (BOCK, 1999, p.29)
Não há natureza humana pronta. Não há aptidões. A única aptidão do homem é poder desenvolver aptidões. E o desenvolvimento do indivíduo se dá no contato com a cultura e com os outros homens. . (BOCK, 1999, p.31)
A psicologia deve buscar compreender o indivíduo a partir da inserção desse homem na sociedade. O homem