Subjetividade
Período présocrático origem do mundo, período socrático o homem, período helenístico as doutrinas. Sócrates, Platão e Aristóteles, Santo Agostinho.
Filosofia Medieval Filosofia Moderna
Estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor, entre filosofia e teologia. Justino, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nazianzo, Basílio, Gregório de Nissa. Sustenta-se que só na comunidade cristã poderá ser feito o bem. Justificar as chamadas verdades reveladas da Igreja Cristã e da Religião Islâmica, tais como a da existência de Deus, a imortalidade da alma etc. Relação entre fé e razão. O homem é visto como parte da natureza e pode agir sobre ela através da alquimia, da magia natural e da astrologia. René Descartes, George Berkeley, René Descartes, John Locke, Berkeley, David Hume, Immanuel Kant. Ocorreu um intenso sincretismo entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas. "Mundo exterior" (a realidade externa à nossa mente) não é um problema.
Filósofos
Religião
Racionalização de uma verdade religiosa. A produção do saber: uma atividade incomum, em geral pouco lucrativa.
Saber mais importante
Principais problemas discutidos
Política
Compreender as coisas a partir da totalidade, isto é, abranger toda realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores. O político deve saber cardar e fiar, porque um dos seus afazeres maiores é conseguir misturar o tecido maior e melhor com o menor e o pior (e encontrar o equilíbrio).
Independência excessiva de qualquer autoridade, o menosprezo completo da tradição científica. “Na organização do