Subjetividade e genêro
ATPS de Fundamentos das Politicas Sociais
Para Hannah Arendt “O sentido da política é a liberdade” segundo ela, a ideia de coisa pública surge pela primeira vez na polis (cidades) grega antiga antes do nascimento de Jesus Cristo.Esse local que fica na Europa é considerado o berço da democracia .
Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. Seu significado é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse públicos: política educacional, de segurança, salarial, habitacional e ambiental etc.
A política, assim como entendemos, é algo como uma necessidade muito importante para a vida humana e na verdade, tanto para a vida do indivíduo como para a sociedade. Como as pessoas dependem umas das outras em sua existência, precisa haver regras, normas, leis relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio.
O objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo. A política social tem a conotação de poder e força por ser de âmbito oficial, ou seja, consistem em estratégia governamental, composta de planos, projetos, programas e documentos variados, para mediar os reflexos negativos da relação capital-trabalho. Foram conquistas das mobilizações e lutas dos trabalhadores, desde os primórdios da revolução industrial nos séculos XVIII.
Existe um consenso em relação a origem das políticas sociais por volta do final do século XIX, em que se criaram as primeiras leis e medidas de proteção social, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra, fruto de intensos debates entre liberais e reformadores sociais humanistas, segundo Behring (2002).