dumas
O método de Dumas é um dos procedimentos mais simples para determinar a massa molar de um líquido volátil desconhecido. Neste método, aquecemos uma amostra do líquido em um frasco com um pequeno orifício até que toda a amostra se vaporize. Devido ao volume ocupado pelo vapor sob pressão atmosférica ser muito maior que o volume ocupado pelo líquido, parte do vapor irá escapar do frasco. No entanto, o vapor que permanece no frasco irá conter o número de mols de uma substância que preencha o volume do frasco sob pressão constante e temperatura de vapor.
Procedimentos:
1) Montamos o esquema abaixo:
2) Medimos a temperatura ambiente.
3) Pesamos um balão volumétrico de 25 ml com tampa, limpo e devidamente seco (m1).
4) Enchemos o béquer com água e aquecemos até a fervura. Usamos o ebulidor.
5) Introduzimos 2 ml de clorofórmio dentro do balão e colocamos no banho quente conforme desenho acima.
6) Anotamos a temperatura do banho quente.
7) Observamos de forma rigorosa e atenta a vaporização do clorofórmio. Quando este vaporizou todo, retiramos o balão do banho, tampamos, secamos com papel e pesamos (m2).
8) Limpamos o balão com um pouco de água destilada e depois descartamos esta água. Finalmente enchemos o balão completamente com água destilada, tampamos, secamos e pesamos (m3).
Cálculos: ( imagem escaneada)
Conclusão:
Apesar dos fatores que influenciariam no cálculo da massa molar da amostra, foi encontrado um valor aproximado de 112,740 g.mol-1, sendo este bem próximo ao real. Deste modo, observa-se que o método de Dumas é adequado para a determinação da massa molar de um composto (quando realizado com os devidos cuidados).