Obtenção de Alcanos pelo método de Dumas.
Obtenção de Alcanos pelo método de Dumas.
Data : 14\06\13
Introdução
Os alcanos quando são convenientemente aquecidos, sofrem ruptura homolítica na cadeia, simétrica ou não, resultando outros alcanos e alcenos de cadeias menores. Essa reação é muito usada para se obter gasolina (mistura de octanos) a partir de querosene e óleo diesel (alcanos com mais de 16 carbonos).
O gás metano é o mais importante, pois ele é um dos principais constituintes do chamado gás natural, que é uma fonte de energia limpa encontrada nas rochas do subsolo, podendo ou não estar associado ao petróleo. O metano também é o principal constituinte do biogás, perfazendo cerca de 50% de sua constituição é incolor e inodoro em condições ambientes Os alcanos, conforme o número de átomos de carbono,podem-se apresentar em condições ambientes, como nas fases sólida, líquida ou gasosa. Assim, os alcanos de cadeia normal de um a quatro carbonos são gases, de cinco a dezessete carbonos são líquidos e de dezoito carbonos em diante são sólidos.
A explosão do metano acontece quando misturado com o ar e é um gás forte: outros alcanos inferiores também podem formar misturas explosivas com o ar. São líquidos e altamente inflamáveis, embora esse risco diminua com o comprimento da cadeia de carbono. Pentano, hexano, heptano, octano são classificados como perigosos e prejudiciais para o ambiente. A cadeia reta de isômero de hexano é uma neurotoxina, e por isso raramente utilizado comercialmente.
Objetivo
Preparar o gás Metano (CH4) e testar suas características fundamentais.
Materiais e Reagentes
5 g de Cal sodada (CaO)
5 g de Acetato de (CH3COONa)
Pirex ou cuba
4 rolhas
Bico de Bunsen
Vareta de vidro
Almofariz com pistilo
4 tubos de ensaio
Suporte para tubos
Suporte Universal
5 ml de ácido clorídrico(HCl)
1 Caixa de palitos de fósforo
Procedimento
Colocou-se em um