obtenção de alcanos
Objetivo
Preparação do gás metano (CH4) e testar suas características fundamentais.
Introdução
Um gás que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta (1745-1827), ele o nomeou de “gás dos pântanos”. Esse mesmo gás mais tarde passou a se chamar gás metano, e é como o conhecemos até hoje.
Materiais
-Acetato de sódio
-Cal sodada-Ácido clorídrico
-Suporte para tubos
-Pirex ou cuba
-Rolhas
-tubos de ensaio
-Bico de bunsen-Vareta de vidro
-Almofariz com pistilo
Métodos
1. Em um tubo de ensaio (totalmente seco), colocou-se 5g de cal sodada e igual quantidade de acetato de sódio anidro.
2. Para melhor mistura das substancias, foi triturado em almofariz até formar uma mistura meio pastosa, que foi colocada no tubo de ensaio.
3. Iniciou-se o aquecimento de forma lenta, e foi aumentando gradativamente para a produção de gás metano. O CH4 foi armazenado no tubo B que continha água para que se pudesse observar a entrada de gás.
4. Retirou-se o tubo quando praticamente toda a água já tiver sido substituída pelo gás e vedou-se o tubo ainda imerso na água da cuba. 5. Após o recolhimento do gás foram retirados os tubos de ensaio da água e o gás que ainda continuou saindo foi queimado com um palito de fósforo.
6. Utilizando-se o resíduo que restou no tubo A, colocou-se 5 ml de ácido clorídrico .
Resultados
Uma mistura de óxido de cálcio (CaO) e hidróxido de sódio (NaOH) é chamada cal sodada que se misturada com acetato de sódio e aquecida, gera o gás metano (CH4), porém no tubo de ensaio onde é aquecida a mistura sobra um resíduo, o carbonato de sódio (Na2CO3 ).Após a obtenção do gás metano no tubo de ensaio rapidamente foi retirada a rolha que segurava o gás e com um palito de fósforo ateado fogo, a combustão foi extremamente rápida gerando uma pequena chama e um estalo. Foi colocado 5 ml de Ácido clorídrico (HCL) no carbonato de sódio (que