Considerações do filme "A inveja mata"
A inveja mata
Sinopse: Tim (Ben Stiller) e Nick (Jack Black) são vizinhos, trabalham juntos e são também grandes amigos. Porém a amizade entre eles fica abalada após um dos planos mirabolantes de Nick, o "Evaporizador", um spray que faz com que fezes de cachorro ou qualquer outra porcaria simplesmente seja evaporado no ar, comece a fazer um grande sucesso. O problema é que Tim recusou a proposta de Nick de formar uma sociedade com ele para negociar o produto, justamente por não acreditar em seu sucesso, e agora tem que aturar o enriquecimento cada vez maior do amigo.
Vimos em sala de aula que a inovação corresponde à criação de algo novo ou melhorado que seja comercializável e que esta se origina a partir da identificação de necessidades ou oportunidades, sendo necessário certo grau de criatividade. Além disso, vimos que prever o impacto de uma inovação é algo difícil. Feitas essas considerações:
Se Tim fosse uma empresa, quais as lições que você acredita que “essa empresa” tirou?
Que inovar é uma característica primordial para obter sucesso ou continuar tendo.
O que é necessário para inovar?
É necessário que exista uma mente aberta, criativa e também que haja estimulação, seja entre amigos, em conversas informais, seja entre colaboradores de uma empresa e toda a equipe, assim é mais fácil observar o mercado como um todo e também a empresa, para que se perceba alguma necessidade e assim inovar e suprir tal necessidade.
Que outros aspectos você observou no filme?
Em termos de inovação, colocando o Nick e o Tim como empresas, pode-se dizer que uma empresa não pode só observar a outro crescer e invejar tal crescimento sem fazer qualquer tipo de esforço/inovação para que também ocorra crescimento na empresa.
Observa-se também que para se inovar não tem manual, um padrão a ser seguido, assim as características de cada pessoa envolvida nessa área facilitam/melhoram para que haja a inovação.