Quimica Organica
Tema:
Química Orgânica e Seus Compostos
Nome do Docente: Márcio Ncolelo
Nome do Aluno: Maximiano da Costa Coelho
Turma: B
Numero:27
Classe: 12a
Data: 14 de Outubro de 2014
Local: Maputo, Maputo, Moçambique
Introdução
Este trabalho visa mostrar o lado da química que nos rodeia e que nos compõe. Para isso irei mostrar os principais grupos de compostos orgânicos e irei dizer a aplicação, nomenclatura e obtenção de cada um.
Química Orgânica
Definição
Representa a parte da química responsável pelo estudo das substancias existentes nos seres vivos.
História da Química Orgânica Desde as primeiras décadas do século XIX, os cientistas acreditavam que muito dos compostos orgânicos eram obtidos a partir de organismos vegetais e animais. Eles acreditavam nessa hipótese, porque as pessoas antigamente tiravam corantes das plantas para tingir suas roupas ou para fermentação de bebidas. Carl Wihelm Sheel isolou ácidos do leite, da uva e do limão, a glicerina da gordura e a ureia da urina, assim em 1777, Bergam definiu que os compostos orgânicas são compostos existentes nos organismos vivos e a inorgânica é a química dos minerais. Berzelius criou a teoria da força vital que dizia que "as substancias extraídas de organismos vivos não podiam ser obtidos em laboratórios, pois só podiam ser formadas com a interferência de uma força vital, só existente nos seres vivos. Tal teoria seria derrubada pelo facto de estar incorrecta. Não concordando com a teoria da forca vital, Wöhler que foi discípulo de Berzelius consegui preparar no laboratório a substancia Ureia, a partir do Cianeto de amónia(NH4OCN) sem intervenção de qualquer força vital. Tal reacção foi chamada síntese de Wöhler:
Cianeto de amónia---NH4OCN→(NH2)2CO---Ureia Após esta síntese seguiram-se varias outras preparações. Em 1858 Kekulé definiu a química orgânica como sendo a química do carbono.
Tipos Cadeias Carbónicas O estudo da Química Orgânica é centrado