Para onde foram os glaciares?
Tema: Para onde foram todos os glaciares
Alterações climáticas
As alterações climáticas podem ser encarnadas como uma séria ameaça ambiental, para o equilíbrio do planeta Terra. Têm por base fenómenos naturais, mas são, também, induzidas pela actividade humana como a exploração excessiva dos recursos naturais.
As alterações climáticas têm impactos negativos nos ecossistemas terrestres, com consequências diversas, como por exemplo:
Modificações na fauna e flora:
Aumento das ondas de calor, com prejuízo na saúde humana, e aumento do consumo de energia utilizada em sistemas de arrefecimento;
Diminuição da precipitação, com escassez e diminuição da qualidade dos recursos hídricos, ou precipitação excessiva, com riscos de inundações;
O aquecimento global da Terra constitui um bom exemplo de uma alteração climática com consequências preocupantes. Pode ser explicado pelo efeito de estufa, produzido pela libertação de gases, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrofluorocarbonetos (HFC), hidrocarbonetos perfluorados (PFC), hexafluoreto de enxofre (SF6) e óxido nitroso (N2O), que aumentam a capacidade de a atmosfera absorver a radiação infravermelha, favorecendo a retenção de calor.
Atividades humanas tais como, a utilização de combustíveis fósseis, são responsáveis pela emissão em grande escala de gases com efeito de estufa. Neste caso, as consequências passam pelo aumento do nível do mar (ex: descongelamento de grandes massas de gelo).
De que forma é que as alterações climáticas estão a afetar o oceano
O oceano e os seus habitantes vão ser afectados irreversivelmente pelos impactos do aquecimento global e pelas alterações climáticas. Os cientistas dizem que o aquecimento global, através da subida da temperatura da água do mar, vai elevar os níveis da água e alterar as correntes oceânicas.
Coral branqueado devido às alterações climáticas na Grande Barreira de Coral.
Correntes Oceânicas
A água nos oceanos