Materias escolares
AGENTES EROSIVOS:
Gravidade;
Água:
Águas de escorrência;
Águas subterrâneas e modelado cársico;
Torrentes;
Rios;
Oceanos - ondas e marés;
Oceanos - fundos marinhos;
Glaciares:
Formação, crescimento e destruição dos glaciares;
Movimento e velocidade de um glaciar;
Acção geológica dos glaciares;
Glaciações;
Vento;
BIBLIOGRAFIA GERAL.
GLACIARES
O que é o gelo? Para um geólogo, um bloco de gelo é uma rocha, uma massa de grãos cristalinos do mineral gelo. Tal como a maioria das rochas, o gelo é duro mas é muito menos denso do que a maioria das rochas. Partilha a sua origem com a das rochas ígneas (arrefecimento e cristalização de um fluido). Como as rochas sedimentares, o gelo é depositado em camadas à superfície da Terra e pode atingir grandes espessuras. Tal como as rochas metamórficas, o gelo transforma-se por recristalização sob pressão. O gelo dos glaciares forma-se por afundimento e metamorfismo do “sedimento” neve. A rocha é formada à medida que os flocos de neve espaçados – cada um é um cristal singular do mineral gelo – sofrem diagénese e recristalizam numa massa sólida. A característica incomum do gelo enquanto mineral é a sua temperatura de fusão extremamente baixa, centenas de graus abaixo das temperaturas às quais a maioria dos minerais se liquefaz.
Uma massa de gelo, tal como qualquer outra massa de rocha ou de solo à superfície da Terra, pode deslocar-se vertente abaixo. Os glaciares são massas de gelo em terra firme que apresentam provas de movimento actual ou antigo. Dividimos os glaciares com base no tamanho e na forma em dois tipos básicos: os glaciares de vale ou alpinos e os glaciares continentais ou inlandsis.
Muitos esquiadores e alpinistas estão familiarizados com os glaciares de vale, também chamados de glaciares alpinos. Estes rios de gelo formam-se nas partes mais altas das cordilheiras montanhosas onde a neve se acumula, geralmente em vales