SUAS-Sistema Unico da Assistencia Social
SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:
UM MARCO HISTÓRICO
RESUMO
O artigo propõem um estudo sobre o processo de evolução da politica de Assistência Social no Brasil. Seguindo uma linha histórica de evolução, desde as protoformas do Serviço Social até a implementação do Suas- Sistema Único da Assistência Social, datando momentos de importantes conquistas que galgaram a implementação de uma rede de politicas sociais organizadas em um sistema único de assistência.
Palavras Chave: Serviço Social. Historicidade. SUAS.
1.INTRODUÇÃO
Através desse trabalho buscamos compreender de que forma se deu o processo histórico de evolução das politicas sociais, através da reestruturação dessas politicas por meio da implementação do SUAS.
As praticas do Serviço Social iniciaram-se no intuito de conter de forma organizada os processos de comoção em torno das problemáticas sociais, nas tentativas de disseminação das ideias comunistas, nas manifestações populares, e em todas as insatisfações, advindas da relação Capital x Trabalho.
Este modelo profissional de se trabalhar as expressões da questão social, foi se moldando através da revolução das ideias. Na sociedade Brasileira damos ênfase a classe trabalhadora, o chamado proletariado, que passou a interferir por meio das manifestações e do surgimento dos movimentos sociais organizados, os sindicalistas. Diante de todo este contexto o Serviço Social se tornou uma profissão interventiva, e voltada à garantia do acesso aos direitos para todas as camadas sociais em especial da classe trabalhadora. Entretanto somente em meados da década de 90 se consolidaram de fato as politicas sociais, através da legitimação do sistema único da assistência social, uma rede organizadora das politicas.
2.DESENVOLVIMENTO
A política de assistência social, no Brasil, vem se moldando durante um vasto período, tendo inicio na primeira metade do século XX,