STRESS
Hoje em dia o stress é uma palavra muito conhecida e muito utilizada para se explicar o dia a dia agitado e esgotado de muitas pessoas; mas infelizmente é ignorado fazendo com que as pessoas não o vejam como um perigoso sintoma de um grave distúrbio chamado depressão.
Para se evitar o stress e os transtornos causados por ele, basta que você reconheça seus limites, evitando resolver todos os seus problemas de uma só vez.
Você deve compartilhá-los com alguém, pois uma outra pessoa com certeza verá seus problemas por outros ângulos, com uma visão diferente da sua e sobre outros aspectos o que poderá ajudá-lo a chegar a resultados com maior clareza e menos tensão. Procure praticar uma atividade física, pois isso alivia a sensação de opressão ocasionada no dia a dia, relaxando. Dormir e alimentar-se corretamente é fundamental tanto para saúde física como para saúde mental.
Reserve também, um tempo para distrair-se, para sair da rotina; seja participante em atividades diferentes de sua rotina habitual. Procure sempre ir na direção onde as coisas boas estão acontecendo e onde você possa se sentir útil, afastando inclusive o tédio; organize suas atividades e seus horários e nunca se esqueça de que VOCE É ÚNICO e que é impossível fazer tudo ao mesmo tempo.
Evite ainda se confrontar com pessoas que façam parte do seu convívio habitual: seja no trabalho, na escola ou no lar; a concessão de ambas as partes reduz a tensão e o mau humor. Chorar é saudável para aliviar a ansiedade, evitando até enxaquecas e problemas emocionais. A respiração pausada também é eficaz. Procure criar, mesmo que em pensamento, um ambiente calmo e harmonioso. Evite a auto-medicação, pois se os remédios aliviam a tensão temporariamente, também mascaram a causa do problema que por consequência permanece agravando o quadro