Stress gerencial
O stress é uma função evolutiva que se originou porque os seres humanos primitivos tinham de estar preparados , continuamente para se engajarem em luta ou então fugirem . nessa situação as batidas cardíacas se aceleram os músculos ficam mais tensos os sentidos de tornam hiperalertas e o corpo como um todo se coloca em uma osiçao de preparo total para enfrentar a situação ou para empreender uma fuga.
Hoje em dia , passados milhares de anos, o sistema continua funcionando exatamente da mesma maneira ; ele permanece em guarda, embora por razoes diferentes. Sempre que vc sentir emoções tais como medo, raiva, ansiedade, ou frustração, o sistema de alerta é acionado.
O stress apresenta um quadro complexo de sintomas que a maioria dos médicos não esta preparada pra diagnosticar.
O diagnostico depende da apreciação de uma equipe multidisciplinar ou de um especialista experiente na área, mas que certamente não dispensara investigação em áreas diferentes da sua especialidade.
As causas são relacionadas com a mente e com a ansiedade.
Segundo Selye, Albrtecht, Coleman, Dienstfrey, Arroba, karasek e Rossi , o ambiente de apreensão , conflito , transtornos pessoais , pressão do trabalho são causas de stress.
O ambiente da organizações são mais favoráveis ao desenvolvimento de stress e as pessoas mais expostas ao stress são os gerentes.
Gerenciar pessoas é uma tarefa muito difícil e exige equilíbrio pessoal.
Porque o stress é um problema para as empresas¿
Para a organização pode vir a trazer desempenhos fracos, ineficiência e ineficácia.
Porque o gerente é vulnerável ao stress negativo¿
O gerente é aquele que recebe pressões continuas, e por ser responsável por pessoas causa mais stress do que ser responsável por objetos.
STRESS ASPECTO HISTÓRICO E CONCEITO
O conceito stress embora seja relativamente antigo, a palavra stress foi usada durante o séc XVII para representar ``adversidade`` ou ``aflição`` e em fins do séc XVIII o termo stress