Stress gerencial
Stress é uma palavra derivada do latim. O conceito de stress seus efeitos na saúde física e mental das pessoas, como sendo um estado do organismo após o esforço de adaptação que pode produzir deformação na capacidade de resposta do comportamento mental e afetivo, do estado físico e do relacionamento com as pessoas. As novas normas de organizacâo do trabalho enfatizam o desenvolvido de múltiplas habilidades por parte ,que deve ser capaz não apenas de prever e desenvolver soluções alternativas, mais também de superar novas linhas de ação. Nesse sentido, as organizações precisam, cada vez mais, desenvolver a arte de gerenciar a mudança para se manterem no mercado cada , a introdução de tecnologias nas organizações possibilita mudança que não são apenas mudanças tecnológicas, mas também mudanças de crenças e valores organizacionais que reletem, em grande parte, no desempenho do trabalho de profissionais que se ocupam de funções gerenciais. Para compreender os verdadeiros impactos que as transformações tecnológicas , é essencial que se entenda o gerente e a função gerencial.
.
O gerente e a função gerencial
E o administrador de pessoas é aquele que tem por função planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar o trabalho de uma unidade de comando, que diz que o gerente é alguém que infunde seus valores pessoais e proissionais em toda a organização; este proissional como um empreendedor e promotor de inovações um tomador de decisões não-programadas, em um ambiente complexo e incerto.
O stresse Gerencial , entendido aqui como o estresse relacionado ao trabalho, tornou-se uma fonte importante de preocupação uma vez que é reconhecido , aparece, então, como tema de preocupação crescente tanto no meio organizacional quanto no meio acadêmico quando o assunto em questão é o trabalho do profissional que ocupa função gerencial.
As abordagens bioquímica, psicológica e sociológica, que podem ser consideradas complementares e