Step Apostila
Profa: Kelen Cristina Paccola Larini
Disciplina: Ginástica de Academia
Step: teoria e prática
Marcos Jucá, Sprint, 2004
Introdução: O step foi criado no final dos anos 80, nos EUA. O exercício de subida no banco já é utilizado há décadas no treinamento desportivo, na reabilitação e como ferramenta para a realização de testes para avaliar a condição cardiovascular. Em 1989, a Reebok University, utilizando-se das técnicas da ginástica aeróbica, adaptou esse exercício, criando o step. Pode-se defini-lo, de forma simples, como um programa de treinamento que consiste em subir e descer de uma plataforma, ao mesmo tempo em que se podem realizar exercícios com os membros superiores, utilizando-se de música para a marcação do ritmo.
Seus principais objetivos são o de realizar um treinamento aeróbio, desenvolvendo e mantendo a capacidade cardiovascular, e o de promover um alto gasto calórico, atuando na redução do percentual de gordura. Devido às características da atividade, esses objetivos são alcançados de forma prazerosa, o que também pode levar a uma redução do estresse. O step favorece a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
A grande vantagem do step é a de ser uma atividade com características aeróbias (trabalhar de forma contínua, grandes grupos musculares por longos períodos de tempo) e de baixo impacto. Além disso, permite que indivíduos com diferentes graus de condicionamento físico se exercitem com segurança na mesma aula, bastando, para isso, que se modifique a altura da plataforma.
A plataforma deve ter aproximadamente 100 cm de comprimento, por 40 cm de largura e 10 cm de altura. As bases adicionais devem ser de 5 cm cada, o que permite modificar a altura da plataforma de acordo com a capacidade física e a altura do aluno, além de sua experiência prévia com o step. É importante que a plataforma tenha em sua superfície um material antiderrapante e que também tenha boa aderência ao solo, para aumentar a