Starbucks
RIO DE JANEIRO,
05 DE JUNHO DE 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................3 2. A EMPRESA E CÓDIGO DE CONDUTA...............................4 3. DECLARAÇÃO DE MISSÃO..................................................5 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................6 5. REFERÊNCIAS.......................................................................7
1. INTRODUÇÃO
A Starbucks foi criada em 1971 sob o nome “The Star bucks Coffee, Tea and Spice Company”, abrindo a sua primeira loja no agora mítico “Pike Place Market”, em Seattle. A sua atividade resumia-se à torrefação de café e nasceu da amizade de três empresários que partilhavam o gosto pelo café. Em 1982, Howard Schultz, atual CEO, foi recrutado pela empresa para o cargo de Diretor de Operações e Marketing e, desde então, a atividade da empresa alterou-se substancialmente.
Inspirado pela cultura do café existente na Europa, Schultz pretendia alterar a forma como os americanos viam a bebida. Decidiu assim experimentar nos EUA a aceitação do conceito europeu de “Café” ou, na nomenclatura inglesa,
“Coffee shop”. Em 1987, e com o apoio de empresários locais, adquiriu a Starbucks aos fundadores, iniciando um longo processo de expansão da marca.
Quando a Starbucks chegou ao Brasil em dezembro de 2006, foi impossível conter o frisson do público. Todos queriam provar o café da marca que desde 1971, não para de conquistar mais e mais paladares mundo afora. Hoje, suas mais de 20 lojas espalhadas por São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro já fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros, que aprenderam a apreciar a qualidade dos cafés vindos de várias partes do mundo e a valorizar as bebidas geladas feitas a base de expresso, como o famoso Frappuccino, preferido de 10 a cada 10 clientes da marca.
Atualmente com mais de 15 mil lojas em 50 países, a