Starbucks
1 Em primeiro lugar fazer um estudo de mercado em países que consomem café para avaliar e saber se o país está preparado para receber lojas do nível da Starbucks e, caso esteja, qual a capacidade de crescimento no mercado local: Qual a quantidade consumida? Que parte da população consome o produto? Que preços estão dispostos a pagar por um produto de melhor qualidade? Qual a importância que o consumidor dá a qualidade do produto? Qual o hábito cultural do consumo do café no país? Qual a concorrência local? Qual a legislação para a entrada de uma Rede Estrangeira?
Caso seja positivo, procurar parceiros com a mesma filosofia da Starbucks para entrar no mercado local e desenvolver a rede.
2. Antes de qualquer coisa, para selecionar um franqueado para estabelecer uma aliança é de fundamental importância que esse franqueado tenha a mesma visão estratégica de negócios da matriz da Starbucks e que a missão e os princípios da Starbucks sejam os dele. Qualquer diferença deste perfil é motivo para não ser um franqueado. Ex.: Um franqueado que está mais preocupado com o lucro do que com o todo, onde mais tarde, terá o seu retorno, não serve para ser um franqueado Starbucks.
3 - Inserção em um mercado praticamente inexistente/inexplorado
- Oferta de produtos diversificados e de alta qualidade e serviços de conveniência
- Realização de ações socioambientais junto às comunidades onde atua, funcionários e fornecedores
- Rede de lojas com ambiente acolhedor e moderno, instaladas em locais estratégicos de grande movimentação - Criação de uma relação emocional com os clientes
- Treinamento de funcionários
- Parcerias com grandes companhias, hotéis, navios de cruzeiros, livrarias, supermercados, dentre outros
- Busca da Satisfação constante de seus clientes
4-.A Starbucks atua no mercado de produtos não duráveis, sendo líder no varejo de fornecimento de café de alta qualidade, utiliza embalagens com Design criativo e mantém