Administração, gerencia e informática
CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO TELES PIRES
COLIDER ESTAD DE MATO GROSSO
EDI CARLOS DA SILVA LEITE
ADMINISTRAÇÃO, GERÊNCIA E INFORMÁTICA - AGI
2013
INTRODUÇÃO
Conforme pesquisas realizadas em sites para elaboração deste trabalho, percebe-se que há uma gama enormes nas definições de gerenciamento e administração de empresas, no desenvolvimento da pesquisa acadêmica do 8º (oitavo) semestre destaca-se quatro teorias, sendo: Teoria clássica; Teoria das relações humana; Teoria científica; e Teoria burocracia. Que foi divido em quatro capítulos.
CAPÍTULO I
TEORIA CLÁSICA
Segundo Henri Fayol (1841-1925), não existe nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idêntica. Seguindo o mesmo raciocínio os elementos fundamentais nas funções administrativas é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
“A administração não é nem privilégio exclusivo, nem encargos pessoal do chefe ou dos dirigentes da empresa;é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social” (FAYOL, Henri. Administração industrial e gral. São Paulo: Edit. Atlas, 1981, p. 26).
A estrutura na teoria clássica não tem flexibilidade na administração cada setor é responsável pelos desenvolvimentos dos trabalhos e cada profissionais tem que executar suas funções desempenhada, existem alguns princípio gerais da administração segundo Fayol.
1- Divisão de trabalho;
2- Autoridade e responsabilidade;
3- Disciplina;
4- Unidade de Comando;
5- Unidade de direção;
6- Subordinação de interesse particular ao interesse gerais;
7- Remuneração do pessoal;
8-