Stakeholder
A princípio toda empresa trabalha para agradar o seu púbico alvo, ou seja, os seus consumidores. Mais uma empresa com responsabilidade social não visa somente isso, ela procura englobar em seus atos todos aqueles que vêm a se influenciar, ganhado ou perdendo, pelas suas ações. São os chamados Stakeholders.
“Responsabilidade Social Corporativa é o resultado da obrigação de uma empresa de prestar contas aos seus stakeholders sobre todas as suas atividades e operações com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, não apenas em sua dimensão econômica, mas também nas dimensões social e ambienta ” (ALVES M. A.. 2006).
Portanto, para compreendermos:
Stakeholder (em português), parte interessada usado em como administração referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.
De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).
O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.
Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas