IC - Caso Clínico
Paciente do sexo masculino, 55 anos, com quadro de dispneia progressiva as esforços nos últimos seis meses, e atualmente com cansaço a esforços habituais (tomar banho). Refere ainda edema de membros inferiores, tosse noturna, e que tem acordado dom sensação de falta de ar levando-o a levantar da cama, e ficar sentado com melhora do sintoma.
Informa ainda que nos últimos três meses têm apresentando dor torácica aos médios esforços, com caráter de aperto, acompanhado de sudorese fria e, e irradiação para a região cervical, que melhora com o repouso.
Nos antecedentes informa serportador de hipertensão arterial há 10 anos , com controle irregular, e diabético há 05 anos com controle irregular, tabagista há 20 anos , e sedentário.
Ao exame físico, apresenta-se dispneico, taquicardico, com turgência jugular a 45 graus, a ausculta cardiaca, presençade sopro sistólico em foco mitral, a ausculta pulmonar presença de estertores crepitantes em terço inferior de ambos pulmões, hepatomegalia e edema de membros inferiores.
Ao eletrocardiograma apresenta ritmo sinusal taquicardico, com sinais de sobrecarga de ventrículo esquerdo , a radiografia de tórax: cardiomegalia , e derrame pleural bilateral, ao ecocardiograma : ventrículo esquerdo dilatado , com Hipocinesia difusa e alteração de contração segmentar em parede inferior, fração de ejeção de 30%, BNP de 2000.
Diante desde quadro responda as seguintes questões:
1. Diagnósticos etiológicos e sindrômicos deste paciente.
Diagnósticos Etiológicos: Hipertensão Arterial, Diabetes, Tabagismo, Angina
Dianóstico Sindrômico: Insuficiência Cardíaca (IC)
2. Pelos critérios de Framingham e Boston este paciente tem insuficiência cardiaca?
Pelos critérios de Frimimgham o paciente apresenta IC, visto que apresenta dispnéia paroxística noturna, cardiomegalia à radiografia, estertores pulmonares e turgência jugular (critérios maiores), além de tosse noturna, dispnéia aos esforços ordinários, hepatomegalia,