tratamento por plasma
Marcelo Hummel
Rafael Koenigkan
‹Plasma Térmico – Gás parcialmente ionizado, atingindo temperaturas entre 5.000 e 30.000 °C (outros tipos de plasma atingem temperaturas diferentes; normalmente as temperaturas estão associadas à pressão de operação do sistema a plasma).
‹
Em outras palavras, Plasma (Térmico ou Industrial) pode ser entendido como um gás aquecido (qualquer gás em princípio), (parcialmente ionizado e dissociado), por uso de eletricidade, a temperaturas muito acima das alcançadas por queimadores a óleo ou gás.
Em sentido estrito é uma reação de análise ou decomposição que ocorre pela ação de altas temperaturas. Ocorre uma ruptura da estrutura molecular original de um determinado composto pela ação do calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxigênio.
O processo é auto-sustentável sob o ponto de vista energético, pois, a decomposição química pelo calor na ausência de oxigênio, produz mais energia do que consome.
O reator pirolítico 1 para tratamento do lixo funciona com qualquer produto, desde o lixo doméstico até resíduos industriais e plásticos que inicialmente são triturados depois de ser previamente selecionados.
Através deste processo, são produzidos biocombustíveis.2
Que tipo de lixo o plasma pode tratar?
1 – Cinzas Tóxicas (cinza leve e cinza pesada)
2 – Pneus
3 – Solo Contaminado
4 – Borra de Tinta
5 – Papel contaminado
6 – Borra de Óleo
7 – Lixo Urbano
8 – Lixo Hospitalar
9 – Gases tóxicos
10 – Lixo tóxico industrial
11 – Lixo radioativo
O plasma pode (gaseificação do lixo) gerar gases de síntese a partir do lixo e gerar energia elétrica também.
Existem basicamente dois tipos de tratamento de resíduos por plasma:
Aquecimento direto: Onde a tocha de plasma é lançada diretamente sobre os resíduos
Processamento em duas câmaras: onde o resíduo recebe um aquecimento prévio em uma câmara de gaseificação. O processo consiste em transformar resíduos sólidos e