Sr. rossano
O Papel do Gestor de RH.
O papel do gestor, independente do seu grau hieráquico, é assegurar que seus preceitos e desenvolvimento enquanto líder possa fornecer os insumos básicos aos seus subordinados pela melhor produtividade, satisfação, trabalho em equipe e confiança pelo conteúdo e posição que transmite. No entanto, a organização deve respaldá-lo de armas para que ele consiga, através da perspicácia, visão global e competência, resultados positivos tanto para a organização quanto a sua carreira. Hoje o profissional busca qualidade de vida, estabilidade, reconhecimento e posição de decisão, pois ele vai se sentir parte ou até mesmo responsável por mudanças significativas na sua gestão.
O processo de avaliação de desempenho é feito periodicamente, seus resultados são utilizados para políticas de promoção, quanto mais o gestor estiver envolvido com a empresa e sua avaliação positiva, pode refletir em prêmios ou apenas como um mero ritual conveniente para a empresa. No que tanje a rotatividade de cargos e qualidade de vida, comento um artigo de Hélio Teixeira Leite, para ser competitivo no mercado de trabalho é fundamental desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, gestão participativa, inteligência emocional e criatividade. Nos últimos anos esse tem sido o perfil profissional do emergente e exigente mercado de trabalho cada vez mais competitivo. E uma empresa preocupada com o desempenho dos seus gestores deve saber que alta rotatividade no nível gerencial indica um indicador ruim. Mas rotatividade entre profissionais sugerem uma boa iniciativa para conhecer potenciais específicos e estes se sentem motivados e acolhidos pela iniciativa que pode disseminar o espírito de pertencimento.
Para reter estes potenciais e talentos, que segundo dados atuais, apresenta um índice de 42% ao ano, o que não é sadio para as organizações, gera custos diversos, inclusive de treinamento e recrutamento, são utilizadas políticas de