Almanaque com os personagens, sinopse, elenco principal, direção, autor (a), ano de lançamento, horário de exibição das novelas antigas da globo .
Ano de Lançamento: 1980.
Horário de Exibição: 18h.
Autor (a): Wilson Aguiar Filho.
Direção: Herval Rossano.
Elenco Principal: Lauro Corona, Denise Dumont, Carlos Zara, Élida L’ASTORINA, Norma Blum, Beatriz Lyra, Castro Gonzaga, Suely Franco.
Personagens: Lauro Corona como Marcelo, Denise Dumont como Marina, Carlos Zara como Estevão, Élida L’Astorina como Vera,Norma Blum como Sônia,Beatriz Lyra como Anita, Castro Gonzaga como João, Suely Franco como Donana.
Sinopse: Marina foi criada pelo pai, Estevão, um famoso escritor. Depois do suicídio da mulher, Rosa, ele decide viver numa ilha com a filha. Ela estuda e dá aulas em um colégio para filhos de pescadores, e tem como seus amigos Tonho, um jovem pescador, e Fausto, um cachorro. É desta forma que ela chega à casa dos padrinhos, Otávio e Anita, no Rio de Janeiro. O casal tem três filhos: Adriana, Luis e Soninha, mas somente a filha mais nova a trata com carinho. Na escola, a melhor amiga de Marina é Lelena, uma menina negra que enfrenta preconceito racial. É na escola que Marina conhece Marcelo, por quem se apaixona. Só que a ex-namorada de Marcelo, Vera, não se conforma e faz de tudo para separar o casal.
Sinhá Moça
Ano de Lançamento: 1986.
Horário de Exibição: 18h.
Autor (a): Benedito Ruy Barbosa com colaboração de Edmara Barbosa.
Direção: Reynaldo Boury e Jayme Monjardim.
Elenco Principal: Lucélia Santos, Marcos Paulo, Rubens de Falco, Mauro Mendonça, Elaine Cristina, Neuza Amaral, Daniel Dantas, Patrícia Pillar, Luiz Carlos Arutin, Chica Xavier.
Personagens: Lucélia Santos como Sinhá Moça, Marcos Paulo como Rodolfo Garcia Fontes, Mauro Mendonça como Dr. Fontes, Elaine Cristina como Baronesa Cândida Ferreira, Neuza Amaral como Inês Garcia Fontes, Patrícia Pillar como Ana do Véu, Luiz Carlos Arutin como Augusto, Chica Xavier como Bá.
Sinopse: Dois anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1886, monarquistas e republicanos vivem se confrontando em Araruna. É nesse contexto que surge a