Spray up
O que é?
O processo de laminação à pistola ou Spray up consiste na aplicação simultânea de fibras de vidro e resina sobre um molde pré determinado.
A aplicação é feita com pistolas especificas conhecidos como pistolas laminadoras, que cortam as fibras de vidro em comprimentos pré determinados antes de aplicadas no molde. As fibras de vidro picadas e a resina poliéster são depositadas simultaneamente sobre o molde, sendo então roletadas com os mesmos roletes usados no processo de laminação manual.
Processo de fabricação
Antes de iniciar a laminação deve-se fazer a preparação do molde, ou seja, limpeza e aplicação de desmoldante, podendo ser cera de carnaúba (isenta de silicone) ou álcool polivinílico
(PVA), para facilitar a desmoldagem.
A laminação é feita com o contra molde aberto, aplicando-se gel coat sobre o mesmo, o processo de cobertura do gel com resina inicia-se logo após o gel estar seco (ao toque) podendo logo após iniciar o processo com fibra de vidro
Processo de fabricação
A espessura final é obtida por varias passagens sucessivas da pistola de aplicação. O laminado deve ser cuidadosamente roletado e acomodado aos detalhes do molde, após cada passagem da pistola.
Pecas muito espessas devem ser laminadas em estágios, para que o calor oriundo da reação não afete o molde e o laminado. Como regra geral, a laminação deve ser temporariamente suspensa após a aplicação de cada 4 mm de espessura. A máxima espessura de laminados aplicada de uma só vez depende de vários fatores, como a reatividade da resina, teor e tipo de catalisador usado, relação vidro resina, condições ambientais, etc...
O equipamento de laminação deve estar calibrado para aplicar as quantidades adequadas de fibras de vidro e resina. Tal calibração é feita pelo simples ajuste de válvulas reguladoras.
Gelcoat é uma mistura de resina poliéster e uma série de cargas minerais, que corresponde à camada exterior da fibra de vidro.
A