Blood
Basicamente o texto nos mostra como a nossa maneira de ver interfere na nossa maneira de interpretar, pois o nosso modo de olhar a imagem e de interpreta-la é limitado por ---------------------------------0tudo aquilo que sabemos ou pelo o que acreditamos. Nas palavras de John Berger, “A maneira como vemos as coisas é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos”. Assim, toda imagem incorpora uma forma de ver. Os sete ensaios reunidos no livro nos mostra um modo diferente de observar obras de arte, imagens publicitárias e até cenas banais, levando a gente refletir sobre sua visão de mundo e sobre as mensagens, explícitas ou não, dos significados à sua volta.
Ele tambem compara diversas obras de epocas diferentes como varios quadros e fotografias para nos mostrar as diversas e mudanças ao longo do tempo, desde a pintura a óleo que está relacionada com a idéia de propriedade, e como a publicidade pode ser vista como herança dessa forma de poder.
Ao meu modo de ver , uma obra pode ter diversos significiados ,como ele disse na pagina 12 ,” Uma imagem tornou-se o registro de como X tinha visto Y.” O que eu posso ver em uma certa imagem outra pessoa não pode, afinal eu posso ter passado por diversas esperiencias q ela não passou ou ela ter uma bagagem maior que a minha e notar coisas diferentes na obra .
Mas Para Berger, portanto, seja pintura a óleo ou propaganda de sabonete, o sentimento de propriedade define nosso modo de ver.