Sangue Frio Truman Capote -Resenha de Livro In Cold Blood ( a
Truman Streckfus Persons
28/05/2014
Tiago Silva Moreira
O sangue Frio (In Cold Blood) escrito por Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote, publicada em 1966 é uma obra não-ficcional, segundo o autor que veio a dar um novo rumo a literatura que estava em bastante desenvolvimento e diversificação na época. Relata fatos reais da história de um brutal assassinato de uma família de Fazendeiros em Holcomb, Kansas, composta por Herbert Clutter, sua esposa Bonnie e seus dois filhos adolescentes, Nancy e Kenyon. O jovem Perry Smith e Dick Hickock foram os assassinos que tiraram a vida deles por míseros $ 40-50. No entanto Truman, o escritor, acaba se envolvendo emocionalmente com um dos personagens da trama, resultando em dar um rumo diferente à narração dos fatos. Perry e Dick são retratados como dois homens bastante normais (em sua maior parte), ao longo do livro Capote cria um certo afeto por Perry Smith, sendo ele expressado como o mais "bonito" dos dois, um homem que gosta de livros e de arte, e mais arrependido ( Tem que haver algo errado para fazer o que fizemos) 1:23:34.
A sangue frio é uma leitura bastante densa. Capote leva seu tempo descrevendo as pessoas e lugares envolvidos no assassinato, passeia-se e usa de tantos detalhes com diferentes vozes para contar a história, criando uma intimidade entre os leitores e os assassinos, os leitores e as vítimas, e todos os jogadores nesse evento- as pessoas da cidade, investigadores, amigos da família. Tal característica já pode ser notada no início do texto, quando Truman descreve as planícies do Kansas.
O escritor não se limita apenas a descrições espaciais, ele descreve minuciosamente os personagens diretamente envolvidos na trama, como os próprios integrantes da família Clutter, seja fisicamente como sentimentalmente. Através de um diário encontrado na casa, escrito por Bonnie, tem acesso aos atuais e velhos acontecimentos pessoais da