aluno
GUSA: é o produto da redução do minério de ferro através do coque (ou carvão) e calcário em um alto-frono, possui alto teor de carbono, é duro e quebradiço, sem aplicabilidade, contém impurezas como silício, enxofre, fósforo e manganês.
PROCESSO: Carrega-se o alto forno com uma mistura de minério, fundentes e carvão. A combustão do carvão faz aumentar a T até valores elevados, acontecendo a reação de redução do oxido. O metal acumula-se no fundo do forno (por ser pesado), e acaba passando para o estado liquido. Os fundentes reagem com a GANGA formando um produto de baixo pto de fusão e baixa densidade chamado de escória (sobrenada o metal liquido). Por diferença de gravidade, a escoria e o ferro gusa sao vazados e extraídos do forno. As reações químicas que ocorrem dentro do forno trabalham com o principio da contra-corrente, enquanto o gas redutor (resultante da combustão) sobe, a carga solida desce. Essa movimentação faz 3 zonas aparecerem:
1 – zona onde ocorre o pré aquecimento da carga e a redução (elim de oxigênio)
2 – zona de fusão dos materiais
3 - zona de combustão que alimenta as 2 primeiras.
Apos a produção de escoria e ferro-gusa, esses sao empurrados para os lados, pelos gases que estão subindo e escorrem para o cadinho onde saem pelo furo de corrida (gusa) e o da escoria.
B) DE QUE FORMA OCORRE A DESSULFURAÇAO?
Os processos atuais usam óxido de cálcio e carbonato de cálcio que reagem com o enxôfre, formando sulfeto de cálcio. Como a retirada do enxôfre não é muito eficiente, o aço chega a um padrão de qualidade 4 ou 5, numa escala de um a dez.
Acrescenta-se carbeto de cálcio (carbureto) e borra de alumínio, o ultimo eleva a T do banho e melhora a dessulfuraçao, convertendo-se de alumínio metálico para oxido de alumínio (deixando de ser toxico). Em seguida, é adicionada uma liga de magnésio e alumínio, e o resultado é um aço que chega a 10 na escala de