Ciclos Biogeoquímicos
O que é
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
Processo
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).
Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.
Importância
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
Ciclos do oxigênio
O oxigênio é um dos elementos químicos mais importantes para a vida do ser humano, pois auxilia na respiração. O oxigênio em sua composição molecular, é entendido por ser um gás a temperatura ambiente, possuindo aparência incolor, com predominância nos estados líquido e gasoso, inodoro, insípido e dificilmente solúvel em água.
Presente em cerca de 20% de nossa atmosfera é considerado um dos elementos essenciais na química orgânica, pois possui função importantíssima no ciclo energético dos seres vivos, auxiliando na respiração. O oxigênio participa ativamente do processo de fotossíntese, transformando os nutrientes extraídos das plantas em energia intracelular. Já nos seres vivos, sua falta total pode causar a morte.
Vejamos quais são os processos que constituem o ciclo do oxigênio:
Fotossíntese
É o processo mais importante para a preservação do oxigênio na atmosfera. Através dela, ocorre a reposição deste elemento, que é