spitfire
Foi nomeado diretor as saúde Osvaldo Cruz onde já pensavam em melhorias na saúde como as vacinas, porém de formas equivocadas.
Em 1904 a vacinação foi obrigatória para a população onde quem não se vacina-se era contra o governo, causando um grande conflito social. Nessa mesma época Dr. Emilio Ribas morou com pacientes com febre amarela para provar que não era a classe social a culpada pela epidemia e em 1924 houve uma revolução do povo para melhoria da saúde e trabalho. Em 1930 Getúlio Vargas assume como presidente do Brasil e promete à centralização de ações a saúde.
Após isso Getúlio Vargas cria plano para aposentadoria e saúde o IAPS, porém foi aplicado pelo governo financiamento da industrialização no país. Getulio foi deposto da presidência, houve uma evolução hospitalar privativa onde não alcançara a população carente. Ele volta a presidência e cria o ministério da saúde fortalecendo a saúde individual com médicos especialistas (medicina preventiva). Porém Getúlio não suportou a pressão com a crise estabelecida e se mata.
Em 1951 Juscelino Kupcheque assume a presidência do Brasil, porém a crise econômica era inevitável. O governo sucateia a saúde publica com isso foi criado o INPS com a união de todos os institutos IAPS.
O dinheiro arrecadado em 1970 pelo INPS foi gasto na estrada transamazônica, ponte do rio Niterói, a usina de Itaipu e com a criação de novos hospitais privativos, com trabalhadores escritos na previdência social. Nessa época pessoas do campo tiveram acesso a previdência social e aposentadoria e então nasceram movimentos populares da saúde elegendo conselheiros para reivindicar o direito do povo a saúde.
A saúde é discutida pelo povo em busca de seus direitos, os hospitais privativos deixaram de cumprir o que era proposto, motivo “a crise”.
Em 1986 foi à vitória do povo brasileiro com a 8° conferencia