hidroex
A Fundação HidroEx – Unesco – Cidade das Águas é um projeto ambicioso juntamente com a implantação da UEMG e da Universidade do Triângulo Mineiro e a construção da sede da Fundação Unesco HidroEx Frutal, com obras em andamento na cidade de Frutal e com pretensão da implantação de um polo na cidade de Uberaba até o fim deste ano. Com isso está surgindo um grande complexo educacional voltado não só para a educação, mas também para a conscientização e proteção das águas.
O Governo de Minas Gerais, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicadas em Águas estão a frente desse grande projeto. Segundo informações, a Cidade das Águas ganhará também as instalações do Centro Unesco – Cousteau de Ecotécnica e do Espaço Cousteau para a Águas. Outro projeto importante também esta sendo realizado, como a criação do Espaço Ecocidadania.
DESENVOLVIMENTO
A Cidade das Águas Unesco-Hidroex, em fase de implantação em Frutal, no Triângulo Mineiro, visa à excelência na educação, capacitação e pesquisa aplicada na área de recursos hídricos. Ela tem a missão de amparar ações de preservação e educação ambiental na América Latina e nos países da África de Língua Portuguesa, com base nas definições do Programa Hidrológico Internacional (PHI). Segundo a Unesco, cerca de 5 milhões de pessoas morrem por falta de água a cada ano, em razão de doenças e desastres relacionados a água. Por isso é de extrema importância o desenvolvimento de ações e a formação de uma nova geração de líderes sensíveis e atuantes na questão das águas.
Certificação inédita em parceria com Embrapa Dentro da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, um projeto inédito cria a certificação de uso eficiente da água e da energia na agricultura. Pesquisadores da Embrapa estão à frente da formatação dos protocolos que darão aos produtores rurais que cumprirem seus requisitos, o status de "amigo da água", bem essencial,