Sped Fiscal
INTRODUÇÃO
Em um mundo globalizado e competitivo, a informação ganha a cada dia mais valor. Ela deve ser uma ferramenta de informação clara, precisa e exata para as organizações. A vida do contabilista da era digital e dos auditores vai ficar mais emocionante. A convergência da legislação contábil brasileira aos padrões internacionais do IFRS significa que esses profissionais terão de exercitar mais a capacidade de julgamento na sua atividade. A contabilidade vem passando por um importante momento de transformação, ao que se deve a grande exigência por parte do fisco, da sociedade e do próprio profissional contábil.
Recentemente foram adotados sistemas eletrônicos, que fazem parte de novas medidas do governo para aumentar a fiscalização nas empresas. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) digitalizou os procedimentos contábeis e contribuiu para informatizar os registros que a contabilidade e seus usuários utilizam como ferramenta de trabalho. Esta medida trouxe maior qualidade nos serviços que o profissional executa e também a valorização da profissão, já que por diversos acontecimentos, como fraudes por parte de grandes empresas, a contabilidade ficou desacreditada, porque não era transparente, sendo possível o contador junto com o empresário desenvolver situações irregulares para mostrar uma contabilidade falsa e assim chamar atenção de investidores.
Com os programas eletrônicos as alterações manuais de registros contábeis ficam praticamente impossíveis de acontecer porque são enviados para a Receita Federal trimestralmente, dificultando assim as alterações indevidas pelo contador ou qualquer pessoa que tenha acesso ao sistema da empresa, desta forma é possível mostrar a realidade da mesma de maneira a dar credibilidade aos investidores, porque poderão ter acesso as informações que julgarem necessária para os devidos investimentos. A preocupação maior em relação à era digital é o profissional se adequar