SPED Fiscal
Setor de Ciências Sociais e Aplicadas
Departamento de Contabilidade
RESUMO
O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED é uma revolução que marca a etapa de transmissão digital, tem o objetivo de informatizar a relação entre o fisco e os contribuintes trazendo benefícios à sociedade e ao governo. Segundo o Portal de Contabilidade o SPED é uma revolução digital no campo da contabilidade, já que pretende modernizar a relação entre o fisco e contribuintes, facilitando a entrega e o processamento através de fluxo único de informações. O objetivo deste estudo é evidenciar os benefícios e desafios da implantação e utilização do SPED nas empresas e escritórios contábeis. Para isso foi feito uma breve pesquisa em cinco escritórios do município de Ponta Grossa, e chegou-se ao resultado de que o SPED não é totalmente conhecido e utilizado e que as empresas não estão totalmente preparadas para essa nova forma de escrituração.
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo globalizado e extremamente informatizado, o que também se aplica ao campo da contabilidade, que aliada à tecnologia da informação, transpõe a fase do papel para a fase de transmissão digital, permitindo maior velocidade de envio, segurança, compartilhamento e confiabilidade dos dados, graças às diversas facilidades existentes atualmente, como as certificações digitais.
Esse trabalho visa mostrar de forma clara o que é o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), como ele está inserido na contabilidade e quais são os principais entraves na aplicação desse sistema nas empresas.
1. SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL Segundo a Secretaria da Fazenda (2012), o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como registros de apuração de